SOBRE NÓS
Conheça um pouco da nossa história
A memória é uma prova comum durante os processos de julgamento, tanto por meio de depoimentos de vítimas, quanto nos reconhecimentos. Sendo pessoal e subjetiva, a memória é, então, fonte de muitas condenações injustas, quando uma testemunha recorda algo que não aconteceu (falsas memórias) ou reconhece um suspeito inocente como sendo autor de um crime.
O relato de suspeitos também é uma prova importante, e é preciso pensar como desenvolver uma cooperação do suspeito para obter informações importantes para a investigação. Por outro lado é preciso evitar técnicas sem base científica, que podem prejudicar a investigação e levar a erros de justiça.
O CogJus (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça) é um projeto mantido pela Fundação Imed e conta com o apoio da Norwegian Centre for Human Rights e segue exemplos de iniciativas já existentes em países como Estados Unidos, Inglaterra e Noruega. Nosso objetivo é desenvolver a parceria entre órgãos de segurança pública e pesquisadores, visando a melhoria do sistema judiciário e seus processos.
O CogJus desenvolve pesquisas, grupos de estudo, palestras e treinamentos ministrados para vários participantes do sistema de justiça (policiais, juízes, defensores, promotores e outros), em parceria com especialistas de renome nacional e internacional. Também são desenvolvidas publicações científicas sobre o tema, a fim de divulgar a ciência da Psicologia do Testemunho.